Receita de Amigo

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Mistério 5: O Arroz Integral

Olá Pessoal!!
Este post é dedicado ao queridíssimo Arroz Integral, presente na minha mesa praticamente todos os dias.

O Arroz Integral é um dos alimentos mais versáteis, pode ser usado como acompanhamento ou prato principal. Hoje, vou passar a receita básica para vocês. Uma vez com ele pronto, poderá virar risoto, arroz de forno, bolinho, acompanhar um filézinho e muito muito mais. Ele combina com qualquer tipo de legume e verdura e ainda é riquíssimo em vitaminas do complexo B.

Existem algumas maneiras de se preparar arroz integral. Eu adotei a maneira que aprendi com a Anna Elisa, que é a mais simples, prática, rápida e tem chance zero de sair errado:

Ingredientes:

- 2 xícaras de arroz integral
- 3,5 xícaras de água
- pitada de sal

Como fazer?
O arroz integral não precisa ser lavado e nem escolhido \o/
Vai tudo direto para a panela de pressão. Feche a panela e leve para o fogo alto até começar a ouvir o chiadinho da panela. Nesse momento, coloque em chama piloto (a mais baixinha que há no seu fogão) e espere exatos 20 minutos. É muito útil ter um timer ou colocar o celular para despertar para não perder o tempo.
Assim que der o tempo, apague o fogo e aguarde a pressão sair naturalmente, até você levantar o pino da panela com o auxílio de uma colher e não sair mais nenhum vaporzinho.
Quando você abrir a panela, vai ter um arroz perfeito!

Esse arroz, não vai tempero porque assim, neutro, você pode guarda-lo por até uma semana na geladeira sem nenhum perigo.
Você vai temperar quando for comer o arroz. Com esse processo, ele sempre vai ter sabor de fresquinho.
Por exemplo, no caso de um acompanhamento, coloque um pouco de azeite na panela, junte alho e cebola picadinhos e depois de refogado, junte o arroz já cozido. Em menos de 2 minutos terá um arroz delicioso pronto!

Ao longo da semana você pode ir variando os temperos, um dia põe uma colherinha de açafrão, no outro brócolis picadinho, outro dia cenoura picadinha, no dia seguinte ervilha e por aí a sua imaginação pode criar.

Esse arroz vai se transformar em muitos pratos aqui no blog! Aguarde!
E....
Voilà!

Nenhum comentário:

Postar um comentário