Receita de Amigo

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Mistério 4 - O Kibe Assado

Olá Pessoal!!!
Vou dividir hoje um dos meus pratos prediletos e super bem cotados lá em casa: Kibe Assado!
Esse prato é muito fácil de fazer, rápido, agrada todo mundo e pode ser servido sozinho ou só com uma saladinha e está excelente!


Ingredientes:
- 500g de carne moída (aquela que você tirou do congelador e colocou na geladeira ontem ;-))
- 250g de trigo para kibe (da sua dispensa básica)
- 2 colheres de sopa de margarina (que você sempre tem na geladeira)
- sal e pimenta síria a gosto (pimenta siria é aquela que dá o gosto característico do kibe, mas se não tiver tempo de comprar, pode usar a pimenta do reino)
- cebola picadinha (se tiver)
- 1 colherinha de alho picado (aquele que você comprou já picado)
- salsinha picada (se tiver)
- azeite para untar


Se quiser recheiar, use requeijão ou qualquer queijo que tiver em casa. Se quiser colocar tomate picado e azeitona, também fica ótimo.


Modo de preparo:


Coloque o trigo em um refratário e coloque água filtrada até cobri-lo completamente e ultrapassar em dois dedos do nível do trigo. Esperar 30 minutos.
Depois de esperar, esprema o trigo com as mãos para tirar o excesso de água e coloque em outra tigela. Adicione todos os outros ingredientes, e misture com as mãos (previamente lavadas!) até virar uma massa homogênea.
Nesse ponto, acenda o forno para pré-aquecer a 200oC.
Num refratário que possa ir ao forno, coloque fios de azeite, metade da massa, recheie com o que quiser e coloque a outra metade da massa. Ajeite tudo de modo que fique liso. Fure a superficie com um garfo e coloque mais fios de azeite por cima.
Cubra com papel aluminio (com o lado brilhante para dentro) e coloque no forno por 35 minutos.
Depois desse tempo, tire o papel aluminio para dourar e deixe por mais 10 minutos.


E sirva! Se quiser fazer um charme, coloque sobre cada pedaço do kibe cortado, uma pequena colherada de requeijão e um pouco de salsinha picada para decorar.


E.....Voilà!!


PS. O papel alumínio deve sempre ser usado com o lado brilhante para dentro no momento de assar alimentos. Esse brilho serve como espelho e reflete o calor devolvendo-o para o alimento tornando o cozimento mais rápido sem perder a umidade ;-)

Um comentário: