Receita de Amigo

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Mistério 5: O Arroz Integral

Olá Pessoal!!
Este post é dedicado ao queridíssimo Arroz Integral, presente na minha mesa praticamente todos os dias.

O Arroz Integral é um dos alimentos mais versáteis, pode ser usado como acompanhamento ou prato principal. Hoje, vou passar a receita básica para vocês. Uma vez com ele pronto, poderá virar risoto, arroz de forno, bolinho, acompanhar um filézinho e muito muito mais. Ele combina com qualquer tipo de legume e verdura e ainda é riquíssimo em vitaminas do complexo B.

Existem algumas maneiras de se preparar arroz integral. Eu adotei a maneira que aprendi com a Anna Elisa, que é a mais simples, prática, rápida e tem chance zero de sair errado:

Ingredientes:

- 2 xícaras de arroz integral
- 3,5 xícaras de água
- pitada de sal

Como fazer?
O arroz integral não precisa ser lavado e nem escolhido \o/
Vai tudo direto para a panela de pressão. Feche a panela e leve para o fogo alto até começar a ouvir o chiadinho da panela. Nesse momento, coloque em chama piloto (a mais baixinha que há no seu fogão) e espere exatos 20 minutos. É muito útil ter um timer ou colocar o celular para despertar para não perder o tempo.
Assim que der o tempo, apague o fogo e aguarde a pressão sair naturalmente, até você levantar o pino da panela com o auxílio de uma colher e não sair mais nenhum vaporzinho.
Quando você abrir a panela, vai ter um arroz perfeito!

Esse arroz, não vai tempero porque assim, neutro, você pode guarda-lo por até uma semana na geladeira sem nenhum perigo.
Você vai temperar quando for comer o arroz. Com esse processo, ele sempre vai ter sabor de fresquinho.
Por exemplo, no caso de um acompanhamento, coloque um pouco de azeite na panela, junte alho e cebola picadinhos e depois de refogado, junte o arroz já cozido. Em menos de 2 minutos terá um arroz delicioso pronto!

Ao longo da semana você pode ir variando os temperos, um dia põe uma colherinha de açafrão, no outro brócolis picadinho, outro dia cenoura picadinha, no dia seguinte ervilha e por aí a sua imaginação pode criar.

Esse arroz vai se transformar em muitos pratos aqui no blog! Aguarde!
E....
Voilà!

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Mistério 4 - O Kibe Assado

Olá Pessoal!!!
Vou dividir hoje um dos meus pratos prediletos e super bem cotados lá em casa: Kibe Assado!
Esse prato é muito fácil de fazer, rápido, agrada todo mundo e pode ser servido sozinho ou só com uma saladinha e está excelente!


Ingredientes:
- 500g de carne moída (aquela que você tirou do congelador e colocou na geladeira ontem ;-))
- 250g de trigo para kibe (da sua dispensa básica)
- 2 colheres de sopa de margarina (que você sempre tem na geladeira)
- sal e pimenta síria a gosto (pimenta siria é aquela que dá o gosto característico do kibe, mas se não tiver tempo de comprar, pode usar a pimenta do reino)
- cebola picadinha (se tiver)
- 1 colherinha de alho picado (aquele que você comprou já picado)
- salsinha picada (se tiver)
- azeite para untar


Se quiser recheiar, use requeijão ou qualquer queijo que tiver em casa. Se quiser colocar tomate picado e azeitona, também fica ótimo.


Modo de preparo:


Coloque o trigo em um refratário e coloque água filtrada até cobri-lo completamente e ultrapassar em dois dedos do nível do trigo. Esperar 30 minutos.
Depois de esperar, esprema o trigo com as mãos para tirar o excesso de água e coloque em outra tigela. Adicione todos os outros ingredientes, e misture com as mãos (previamente lavadas!) até virar uma massa homogênea.
Nesse ponto, acenda o forno para pré-aquecer a 200oC.
Num refratário que possa ir ao forno, coloque fios de azeite, metade da massa, recheie com o que quiser e coloque a outra metade da massa. Ajeite tudo de modo que fique liso. Fure a superficie com um garfo e coloque mais fios de azeite por cima.
Cubra com papel aluminio (com o lado brilhante para dentro) e coloque no forno por 35 minutos.
Depois desse tempo, tire o papel aluminio para dourar e deixe por mais 10 minutos.


E sirva! Se quiser fazer um charme, coloque sobre cada pedaço do kibe cortado, uma pequena colherada de requeijão e um pouco de salsinha picada para decorar.


E.....Voilà!!


PS. O papel alumínio deve sempre ser usado com o lado brilhante para dentro no momento de assar alimentos. Esse brilho serve como espelho e reflete o calor devolvendo-o para o alimento tornando o cozimento mais rápido sem perder a umidade ;-)

sábado, 24 de setembro de 2011

Ok Ok... estava faltando um post para as CARNES!! Nosso Mistério 3!

Olá Pessoal!!

Estavam sentindo falta de CARNES??? rs rs, hoje vou falar sobre elas.
Apesar de uma das minhas gurus Gillian Mackeith limitar o consumo de proteína animal a duas vezes por semana e o meu mais novo guru, Dr. Alberto Gonzalez simplesmente as abominar, ainda não consegui me livrar delas, rs rs.

Antes de começar com as dicas, é importantíssimo lembrar que todo tipo de carne é altamente perecível sendo que dever sempre vir de uma boa procedência para que possamos garantir as condições de armazenamento.

Carnes vermelhas e frango podem ser guardadas em geladeira por até dois dias. Já se estiver congelada, pode durar até 6 meses.

Peixes e frutos do mar devem sempre ser utilizados no mesmo dia da compra ou no MÁXIMO no dia seguinte. Se congelados, podem durar até 3 meses.

Portanto, planejamento é fundamental!

Carnes que não faltam no meu congelador: bifes de alcatra (peço para o açougueiro embalar 3 por pacotinho), peça de fraldinha e maminha e carne moída de patinho (em pacotes de 500g).

Frango: peças de peito de frango. Prefira frango orgânico. O frango é um dos animais que recebe maior quantidade de hormônios para ter um rápido desenvolvimento e ser maior. O acúmulo desses hormônios pode interferir diretamente no funcionamento dos nossos hormônios.

Peixes: sempre compro fresco

Camarão: pacote de 400g congelado, gosto da marca Netuno

Como disse anteriormente, planejamento é muito importante porque precisamos de no mínimo umas 5 horas para descongelar uma carne adequadamente. O camarão é mais rápido, leva cerca de 30 minutos para  descongelar.

Todas as carnes podem ser temperadas com sal e pimenta do reino. Só isso já as deixam deliciosas :-D

Agora com verduras, frutas, a nossa dispensa básica e as carnes, temos tudo o que é preciso para uma dieta contemporânea equilibrada. Muitas receitas vão surgir daqui por diante e com a prática, você mesmo poderá fazer seus próprios pratos com o que tiver em casa. Esse é um dos meus objetivos. Abaixo ao desperdício! Outros ingredientes ainda não citados serão adicionados no decorrer dos posts e com isso aumentaremos também as possibilidades de sabores, cores e aromas que, para a cozinha, são praticamente infinitos.

Mistério 3 desvendado! E...
Voilà!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Dica de Leitura: Lugar de Médico é na Cozinha

Olá Pessoal!!
Mais uma semana fora de casa, viajando e trabalhando pelo país, sem cozinhar MAS atualizando a leitura :-D
Na livraria do aeroporto, dei de cara com um livro que uma grande amiga já havia me recomendado:
Lugar de Médico é na Cozinha, escrito pelo Dr. Alberto Peribanez Gonzalez.
Não consigo parar de ler!! É um resgate as questões nutricionais e uma visão completamente holistica do alimento como fonte de energia vital.
Ao final do livro, existem receitas (ainda não cheguei em casa para testa-las) dentro desse novo espírito de unir pessoas, famílias, agricultura responsável, onde todos saem ganhando com o processo.
Vale a pena!
Lu Z.: Sensacional! Obrigada pela dica!
E....
Voilà!

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Depois de uma semana fora de casa... O que tinha na geladeira?

Olá Pessoal!!

Passei a semana inteira fora de casa, viajando, ou seja, o supermercado não foi feito!
Mas é claro que ao abrir a geladeira, alguma coisa tinha que sair! Foi quando eu achei, os meus legumes da última feira e alface já lavada bem guardadinha... então vamos de salada!!


Para essa salada eu usei:
- Alface;
- Beterraba ralada;
- Cenoura cortada em rodelas;
- Tomates cereja cortados ao meio;
- Ricota cortada em cubinhos;
- Castanha do Pará em pedaços e
- Gergelim preto e branco.

Por cima da cama de alface, vá colocando os outros ingredientes da forma que sua imaginação permitir.
Eu fiz um molho de mostarda e mel para acompanhar:

- 1 colher de sopa de mostarda escura;
- 1 colher de sopa de mel;
- 1 colher de sopa de vinagre;
- 2 colheres de sopa de azeite;
- sal e pimenta a gosto.
Misture tudo em um potinho. Essa porção de molho dá para 2 pessoas.

Leve, saudável e colorido!
E... voilà!!

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Mistério 2: A Feira

É dia de feira!!! Produtos fresquinhos, quem vai querer??

Como prometido... hoje é dia de feira!!

E ainda bem que hoje em dia, todos os dias tem feira! Se não for aquela feira de rua, não tem problema!
Com certeza existe um hortifruti bem pertinho da sua casa. Hoje existem grandes redes de hortifrutis assim como os de bairro que possuem frutas, legumes e verduras tão fresquinhos quanto os da feira de rua.

Para quem gosta da feira de rua mesmo, mas não tem tempo no período da manhã, o CEAGESP em São Paulo já oferece o ser varejão às quartas-feiras das 16h as 22h, além dos tradicionais horários de sábado e domingo das 7h30 as 13h.

Agora para quem não tem tempo mesmooooo, vale ir de pedidos online! Isso mesmo! E o melhor de tudo é que essa opção é orgânica! Poderia ser melhor?
Produtos orgânicos são cultivados sem agrotóxicos e fazem parte de uma agricultura totalmente sustentável, ou seja, todas as etapas do processo são valorizadas.

Os meus favoritos são: Caminhos da Roça, Viva com Orgânicos e Lojinha da Eva.

E agora que você não tem mais desculpas para não ir a feira, vamos a nossa listinha para um casal:

- 1 vegetal folhoso (alface, rucula, acelga, repolho, agrião...)
- 1 maço de cheiro verde (salsinha+cebolinha)
- 1 tuberculo (mandioca, mandioquinha, batata, inhame...)
- 3 pepinos
- 12 tomates (vamos fazer molho!)
- 3 cenouras
- 1 legume extra (berinjela, abobrinha, pimentão, chuchu, rabanete, beterraba...)
- 6 cebolas

Lembre-se que estamos falando de alimentos altamente perecíveis. As folhas duram no máximo 1 semana se tiverem lavadas, bem secas e acondicionadas em recipientes com tampa na geladeira. Os legumes podem durar ate 2 semanas na geladeira. Mas fique de olho! Atenção é tudo no quesito "estragabilidade".

Frutas da sua preferência. Planejamento é tudo para não haver desperdício. Pense se vai viajar, se vai fazer um curso noturno, se os dois comem as mesmas frutas.
Em geral, bananas, pêras e maças agüentam bem por uma semana inteira.
Mamão, melancia aberta, abacate, pêssego, morangos, caqui, figo... duram em média 3 dias.

Agora sim, começamos a ter ingredientes mais interessantes. Procure ter variedade de uma semana para outra. Se comprou berinjela essa semana, compre abobrinha na outra. Se comprou alface americana hoje, compre agrião da próxima vez.

Monte saladas coloridas: verde, laranja, vermelho, amarelo... variedade de cores significa variedade de nutrientes para você.

E... Voilà!

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Sanduíche para qualquer hora!

Olá Pessoal!!

Esse sanduíche é super fácil de fazer e vai bem a qualquer hora do dia! É um do meus preferidos!
Além de delicioso, ele é rico em fibras, proteínas e ômega 3. Sei que a manteiga não é lá muito saudável, mas ela dá um sabor todo especial, e é só um pouquinho ;-)

- 2 fatias de pão integral (aquele que nós fizemos!!)
- 1 lata de atum
- 1 ovo cozido
- 2 pontas de faca de manteiga com sal
- azeite, sal e pimenta do reino para temperar

Ainda não conversamos sobre legumes e verduras mas, se você tiver duas rodelas de tomate e duas folhas de alface e rúcula, combinam super bem! Complemente!

Passe uma ponta de faca em cada uma das fatias de pão. Escorra a água do atum e coloque sobre uma das fatias. Corte o ovo cozido em fatias e distribua sobre o atum. Tempere com um fio de azeite, uma pitada de sal e outra de pimenta do reino, Feche com a outra fatia de pão.

Mistério do ovo cozido: para o ovo cozido ficar no ponto certo com aquela gema bem amarelinha, coloque o ovo para cozinhar com água suficiente para cobri-lo. Quando levantar fervura, contar 6 minutos. Fica perfeito! Nunca mais você vai ver aquelas gemas escurecidas!

Amanhã vamos a feira!! E não haverá desculpas de que não tem tempo! Hoje existem horti-frutis que ficam abertos até mais tarde e além disso, já podemos comprar legumes, frutas e verduras pela internet e entregam em casa! Que maravilhaaaaa!!
Todos os detalhes.... amanhã!

E... Voilà!